Piraiba o rei da Amazônia

Peixe de grande porte, seguramente o maior dos silurídeos brasileiros, corpo acinzentado escuro acima da linha lateral e mais claro abaixo desta, cabeça e boca muito grandes com maxilar superior proeminente e barbilhões sensoriais. Pode ultrapassar 2m de comprimento e pesar mais de 200 Kg. Quando menores que 50/60Kg, são chamados filhotes.

É o maior peixe de água doce do Brasil. Existe apenas na Bacia Amazônica em canais de grandes rios. Gosta também de freqüentar a barra de rios de menor porte para espreitar suas presas.

O equipamento a ser utilizado deve ser de ação extra-pesada, com varas curtas e firmes. As carretilhas devem armazenar pelo menos 100 de linha com resistência mínima de 50Lbs. Utilize como isca pequenos peixes e, para que a isca toque o fundo, faça uso da quantidade certa de chumbo.Iscas de peixes, pesando de 1 a 6kg, como, por exemplo, matrinxã, cachorra ou piranha.

Durante várias épocas do ano, é possível observar as piraíbas no canal dos rios, bem na superfície da água, mas não são capturadas. Na Amazônia, os caboclos costumam pescar esse peixe na confluência dos rios. Amarram na canoa uma corda bem forte e anzol grande, iscado com um peixe de médio porte e ficam aguardando a chegada do peixe, que, quando fisgado, pode rebocar a canoa por vários quilômetros. Dependendo da força e tamanho do peixe é necessário cortar a corda para a canoa não virar.

0 comentários: