A Jurupoca

Este peixe é conhecido como Jurupoca, jeripoca, jerupoca, braço de moça ou liro. Peixe de couro de água doce e pode ser encontrado nas Bacias Amazônica, Araguaia, Tocantis e do Prata. Espécie carnívora, alimenta-se de peixes e invertebrados pertence a família dos Pimelodídeos, Siluróide.( Hemisorubin platyrynchos ). Sua coloração é marrom-amarelada e possui barbilhões como os bagres. Seu tamanho atinge até 70 cm e seu peso chega até 6kg.

O corpo castanho esverdeado podendo variar para o amarelado apresenta manchas pretas ovaladas e de tamanho diverso sobre a linha lateral, uma delas situada na base do lobo superior da nadadeira caudal. O ventre é branco e na cabeça pequena em relação ao corpo a boca com prognatismo acentuado (mandíbula maior que o maxilar superior) é voltada para cima e dotada de barbilhões sensoriais.

Como todos os demais bagres, gosta de ficar em poços não muito profundos, nas saídas de corixos, igarapés e lagoas. Vivem na boca de lagoas alimentando-se de pequenos peixes e invertebrados.

A jurupoca, cuja carne é de excelente sabor, pode ser pescada durante todo o ano, respeitando, naturalmente, o período de Piracema, época da reprodução dos peixes. Contudo, é mais fácil de ser fisgada quando o nível do rio estiver um pouco alto e com a coloração mais propícia para os peixes de couro.

Pequenos peixes vivos são os mais utilizados como iscas. Lambaris, tuviras pequenas, sauá, jeju ou pedaços de curimbatá tornam-se as principais vítimas, além do predileto Minhocuçu. É muito encontrada no Acre, Amazonas, Roraima, Rondônia, Pará, Amapá, Tocantis, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Sul, Paraná, São Paulo e Minas Gerais.

Para pescar utiliza-se os seguintes equipamentos: Varas média, linhas de 17 ou 20Lb e anzóis 2 a 6/0.

0 comentários: