Caparari

Nome popular desse peixe Caparari, Cachara real, Cachara tigre, Surubim tigre, peixe de couro, corpo alongado e roliço, cabeça grande e achatada. Sua coloração é cinza escuro no dorso, clareando em direção ao ventre, sendo esbranquiçada abaixo da linha lateral.

Pode ser separada das outras espécies do gênero pelas manchas pretas irregulares, como de um tigre, que começam na região dorsal e se estendem até abaixo da linha lateral.

O caparari apresenta um estreitamento da cabeça, o que também o diferencia das outras espécies do gênero.

Espécie de grande porte, é a maior espécie do gênero, podendo alcançar mais de 1,30 metro de comprimento total.

Piscívoro, pode ser encontrado em vários habitats, como matas inundadas, lagos, canal dos rios e praias. Realiza migrações de desova rio acima durante a seca ou início das chuvas.

É capturado principalmente com iscas naturais de peixes. Iscas naturais podem ser sarapós, muçum, tuviras, lambaris, piaus, curimbatás e minhocuçu.

Iscas artificiais, como plugs de meia água e de fundo, principalmente em lagos, lagoas e nas praias, mas, nesse caso, as iscas devem ser trabalhadas bem próximas ao fundo.

Os cuidados ao manusear esse peixe devem ser redobrados por causa dos espinhos das nadadeiras peitorais e dorsal.

Equipamentos do tipo médio/pesado. Linhas de 17, 20, 25 a 30 libras. Anzóis de nº 6/0 a 10/0. Recomenda-se usar empate de aço, com pelo menos 20 cm.

1 comentários:

Anarkista disse...

ok parcero link add
http://pescacomigo.blogspot.com/