Peixe usa bigode para esfregar em órgãos genitais das fêmeas

Os peixes molly mexicano machos, como o próprio nome diz  são encontrados no México e usam um bigode que faz com que pareçam mais sexy para as fêmeas.

Os cientistas ainda estão em fase de estudo para saber o motivo que estes peixes do sexo masculino mollies mexicana usam este bigode um tanto extravagantes em seus lábio superior. 

Estudos revelam que os peixes fêmeas acham o bigode sexualmente atraente, e é provável que seja uma característica para uso sexual do peixe. 

Além de ser visualmente atraente, o bigode pode ser usado para esfregar os órgãos genitais do peixe fêmea.

Detalhes foram publicados na revista Behavioral Ecology and Sociobiology. Como o próprio nome sugere o mollies mexicana ( Poecilia sphenops )é uma espécie bastante comum que reside em uma variedade de habitats de rios pequenos riachos e lagos. 

O peixe tem um comportamento de acasalamento complicado, com os machos fertilizando as fêmeas internamente, em vez de espalhar esperma sobre os ovos externamente colocado.

A equipe de pesquisa, vem realizando uma série de experimentos, colocando os peixes machos e fêmeas em tanques, medindo quanto tempo as fêmeas passaram na companhia dos machos ostentando bigodes de vários comprimentos, ou mesmo nenhum. 

Embora os cientistas não tenha testado a capacidade de atração visual do bigode, suspeita-se fortemente que também tem uma função tátil. "Isso é baseado na observação geral de que os machos vão tocar na região genital da fêmea com a sua boca antes do acasalamento". Este comportamento é conhecido como 'beliscar' e está sendo investigado por cientistas.

Eles trabalham com a hipótese de que as fêmeas possam adquirir informações sobre os machos dessa forma. Em suma, esfregando seu bigode contra órgãos genitais de uma fêmea pode ser um caminho para um macho molly mexicano fazer propaganda de sua atratividade.

0 comentários: