Descoberta nova espécie de Piau na Bacia do Rio Jequitinhonha

O monitoramento realizado pela Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) na bacia do rio Jequitinhonha resultou na descoberta de uma nova espécie de peixe, um piau de pequeno porte, com cerca de 10 cm de comprimento, caracterizado pela presença de máculas (bolas) pretas grandes e médias distribuídas pela lateral de seu corpo.

O biólogo Francisco Andrade Neto realizou a captura da nova espécie no córrego Vacaria, um afluente do Jequitinhonha, localizado em Padre Carvalho, no Norte de Minas, dentro das ações de monitoramento do Programa Peixe Vivo, criado para preservar os peixes das bacias hidrográficas onde a Cemig tem usinas. Segundo Francisco, a distribuição da nova espécie deve ser restrita, pois o piau foi capturado seis vezes, sempre na mesma localidade.

Para descrever cientificamente o novo piau, foram adotados critérios como o número de escamas e dentes, que o diferenciam das demais espécies já conhecidas. A descrição está sendo realizada por pesquisadores da Fundação Biodiversitas, do Departamento de Zoologia da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG) e da Cemig.

Já se sabe que a espécie faz parte do gênero leporinus e pertence a um grupo com sete espécies já catalogadas: seis restritas à bacia Amazônica e do rio Orenoco e outra endêmica da bacia do rio São Francisco, no Alto Paracatu (MG)

ISCA ARTIFICIAL MINHOCA

Digite seu email e receba novidades da Pescaria:

7 comentários:

PêJotaFixe disse...

Amigo Donizete,
Belo artigo!!! Num país tão grande como é o Brasil é normal quase todos os dias serem feitas novas descobertas. Penso que ainda devem estar muitas espécies por descobrir... Já adicionei o seu Blog no meu. Falta mesmo é uma lista de seguidores no seu...

Abraço e saudações piscatórias

adilson disse...

oi ja coloquei seu link no mundo da musica,abraço

Plus size dresses disse...

Aceita parceria amigo? Meu blog tem PR3. Me responda pela minha shoutbox. Abraço!

Kevin

http://www.kevin-monster.com

Admin disse...

Adicionado amigo :)

Se possível adicione meu outro blog, vou te linkar por lá também. Meu outro blog:

http://night-investor.blogspot.com

Abração!

Kevin

Geórgia Honório disse...

Olá amigo, aceita parceria?

meu blogs:

http://redeurgente.blogspot.com
http://www.bizarricespelomundo.com

Juliano disse...

Oi amigo,
Podemos trocar links: Já te linkei no meu blog: http://carrosecarangas.blogspot.com/
Valeu! Abraços
Juliano

Newdelia disse...

Oiêee!
Deixei um mimozinho prá vc aqui
http://esturdio.blogspot.com/2009/06/blog-maneiro.html
Beijocas e bom fim de domingo.