Pescada (Cynoscion spp)

A pescada é um peixe de escamas muito apreciado na culinária brasileira e também considerado um peixe de extremo valor comercial.

Na costa brasileira é possível encontrar mais de 30 espécies de pescada. Pescada amarela Cynoscion acoupa que pode alcançar até 30kg e tem a cor amarela, pescada-olhuda de coloração prateada e olhos grandes, que alcança no máximo 50cm, verdadeira, cambucu, banana, pescadinha, maria-mole, foguete e goete ou boca-torta, pescada branca,, calafate e terezinha, são as mais comuns, entre as pescadas.

De carne excelente, dão um filé muito apreciado. Vivem em águas relativamente rasas, alimentando-se de pequenos peixes. Sua importância econômica é enorme, para os pescadores artesanais de Paraty a Bertioga. A corvina, "pescada de pobre", também dá bom filé.

Peixes de escamas. Entre as caracterfsticas mais interessantes desse grupo está a capacidade de produzir sons por músculos associados a bexiga natatária.

Formam cardumes nos poços e regiões profundas e se alimentam preferencialmente de crustáceos, como camarões, e de pequenos peixes. A pescada-amarela e a pescada-cambucu costumam entrar nos manguezais a procura de alimentos. A pescada-amarela é muito apreciada como alimento, sendo importante na pesca comercial.

Quase exclusivamente com iscas naturais de camarpo vivo e peixinhos como iscas artificiais podem ser plugs de meia água e jigs.

A maioria das espécies tem dentes afiados portanto trabalhar com material apropriado. Quando o local de pesca for mais profundo, as iscas artificiais devem ser trabalhadas junto ao fundo.

A carretilha ou o molinete deve comportar 100m de linha de 0,35mm de diâmetro. Pode-se utilizar um, dois ou três anzóis do tipo suzuki número 16 ou 18. Deve-se, ainda, utilizar um chumbo fixo, de modo que fique abaixo do anzol.

2 comentários:

Anônimo disse...

opa! qdo podemos ir nessa pescaria?
hauahuahu

olá

lembra ainda da déia aki? estou de volta \o/

gostaria q vc trocasse o endereço do meu blog, q mudou =D

www.mundo-afora.com

é esse agora e aproveitando pra te convidar a fazer parte da arvore de natal da blogosfera

passa lá no MUNDOA FORA para + informações

bjos

Anônimo disse...

Todos os links add, desculpa a demora meu amigo, mas fiquei sem net.

Eu tenho mais 2 blogs, se quiser fazer parceria é só avisar.

Abraço e sucesso