Consumo de peixe pode prevenir problemas renais em diabéticos

Investigadores britânicos revelaram que, para adultos com diabetes, comer peixe duas vezes por semana pode ajudar a prevenir doença renal, uma das complicações mais graves da diabetes.

A Dra. Amanda Adler, do Hospital Addenbrooke, em Cambridge, e colegas estudaram as dietas alimentares de mais de 22 mil homens e mulheres de meia-idade ou mais velhos, 517 dos quais tinham diabetes, principalmente de tipo 2.

Os investigadores descobriram que as pessoas com diabetes que relataram consumir peixe, mais do que uma vez por semana, tinham consideravelmente menos probabilidade de ter proteína na urina, um sinal inicial de doença renal.

A doença que provoca a existência da proteína albuminúria na urina, denominada macroalbuminúria, pode ser indicadora de danos nos rins e pode aumentar até o risco de ataque cardíaco, segundo a Dra. Adler explicou à Reuters Health.

Pouco mais de 8 por cento dos pacientes com diabetes tinham macroalbuminúria, em comparação com menos de 1 por cento das pessoas sem diabetes.

Por outro lado, 18 por cento dos diabéticos que não comiam peixe regularmente (menos de uma vez por semana) tinham macroalbuminúria, em comparação com apenas 4 por cento dos diabéticos que consumiam peixe mais do que uma vez por semana.

De acordo com a Dra. Adler, isto sugere que consumir peixe pode prevenir este sinal precoce de problemas renais, que os pacientes com diabetes têm mais probabilidade de desenvolver.

A investigadora principal, Chee-Tin Christine Lee, referiu à Reuters Health que é possível que os óleos de peixe melhorem os perfis de lípidos no sangue e que reduzam o risco de doença renal. Também é possível que outros componentes do peixe, tais como as proteínas ou os micronutrientes, protejam contra a doença renal em diabéticos. Contudo, é ainda possível que as pessoas que consomem peixe regularmente tenham outros factores de estilo de vida, que não foram possíveis justificar.

O estudo, publicado na edição de Novembro da "American Journal of Kidney Diseases", não conseguiu responder se um tipo de peixe é melhor do que outro. Contudo, estudos posteriores talvez poderão analisar esta questão. Reuters.com

Assuntos relacionados:

Alimentação a base de peixes melhora o desempenho mental

Ômega-3 - Encontrado na Gordura dos Peixes pode Combater Epilepsia

Salada de Atum - Saúde Perfeita

0 comentários: