Nomes populares: Espadão,Cara preta, Sabre, entre outros.
Como todo peixe predador, o espada é pescado utilizando-se iscas artificiais na modalidade de corrico e através da utilização de iscas naturais (parati ou sardinha) na modalidade pesca "fundeada" ou "de espera". A primeira modalidade é sem dúvida a mais emocionante e esportiva.
É comum pescarmos de corrico através da utilização de embarcações para fazermos o costeio ao redor de ilhas, recifes e costões. Para isto, soltamos duas ou mais iscas artificiais a uma distância entre 50e 80 metros do barco, com este se movimentando a uma velocidade entre 8 e 12.
O espada aparece em cardumes que ficam flutuando de cabeça para cima no mar a espera de suas vítimas. Quando capturados, dão saltos espetaculares, porém cansam, logo e se entregam. É preciso bastante cuidado ao retirar-se o anzol ou garatéia de sua boca que é provida de dentes afiados e perigosos. No verão, a pesca com bóias luminosas, utilizando-se como iscas o parati e a sardinha.
O espada pode atingir até 2 metros de comprimento e a pesar 4kg. O maior exemplar que pegamos tinha 1,8 metro de comprimento e pesou 2,5 kg. Durante o período do verão, já capturamos dezenas de peixes espada, pescando durante à noite com bóias luminosas.
3 comentários:
e como andam as histórias de pescador
=D
demorei + voltei
bjoka
Conferindo as novidades, não viu o banner / link do meu blog http://vemqueakitem.blogspot.com/
E aí parceiro, blz? Eu exclui do Radical2008, pode retirar o banner dele e coloque o banner do http://vemqueakitem.blogspot.com/
Valeu pela parceria...
Postar um comentário