Tambaqui

O Tambaqui, é uma das principais espécies que habitam o território brasileiro. Pode chegar aos 45 quilos e medir até 90 centímetros. Este peixe pertence à família Characidae, é de escamas, tem a nadadeira curta e dentes que lhe permitem pulverizar frutos, tais como castanhas e outras sementes, além de destruir facilmente a concha de caramujos.

Os alimentos são adquiridos por causa da inundação da mata, onde o peixe entra e se alimenta sem problemas. Já no período de seca, os mais jovens ficam nos lagos de várzea e os adultos transferem-se para os rios de água barrenta para desovar.

Tem alguns rastros branquiais longos e a coloração varia entre parda e preta, sendo a primeira localizada na região superior e a segunda, na região inferior. Muito encontrado na bacia Amazônica, é uma das espécies mais importantes comercialmente na Amazônia Central. É considerado o segundo maior peixe de escamas da Amazônia. Perde apenas para o Pirarucu.

Os equipamentos utilizados na captura do Tambaqui são de porte médio/pesado, mas pode ser apenas pesado nos indivíduos maiores. As linhas mais apropriadas estão entre 17 e 30 libras e os anzóis devem ser número 2/0 ou 8/0. Entre as iscas mais usadas, o minhocuçu se destaca e deve ser arremessado na batida do peixe. No entanto, é possível obter bons resultados usando como iscas as frutas da região.

0 comentários: