O Pirarucu e Suas Lendas

O Pirarucu é sempre citado como o maior peixe de água doce, o pirarucu possui escamas grossas. Carnívoro é um dos poucos predadores naturais das temidas piranhas, sua coloração pode variar de marrom claro para quase preto. Esse peixe é encontrado nos rios da parte setentrional da América do Sul. Nada nas águas rasas e sobe periodicamente à superfície para engolir ar. Possui uma bexiga natatória que utiliza como um pulmão, aproveitando o oxigênio do ar.

Ele pode atingir mais de 2 m de comprimento e pesar até 200 kg. Para suas crias constrói um ninho de aproximadamente 15 cm de profundidade por 50 de largura nos fundos aeronos dos rios. Desova de dezembro a junho. E guarda seus ovos e filhotes. A carne do pirarucu é muito macia e é usada em diversos pratos típicos da Amazônia. Pode ser preparado de diversas maneiras. Sua carne é muitas vezes salgada e seca.

No Brasil o pirarucu é um peixe exclusivo da Bacia Amazônica e vive nas águas calmas e lagos inundados de uma determinada região, mas pode ser encontrado também em rios de correnteza moderada. Ele gosta de águas claras, brancas ou escuras e com temperaturas variando entre 24°C a 37°C. O pirarucu é encontrado também na Austrália e na África.

Lendas sobre o aparecimento do pirarucu são inúmeras, uma delas conta que este peixe era um índio da à tribo dos Uaiás habitante das planícies de Lábrea no sudoeste da Amazônia. Ele era um bravo guerreiro, mas tinha um coração perverso, mesmo sendo filho Pindarô, o chefe da tribo. Um homem bom e amigo de toda a tribo. Um dia, enquanto seu pai fazia uma visita amigável a tribos vizinhas, Pirarucu se aproveitou da ocasião e tomou como reféns os índios da aldeia e executou-os sem motivo. Um dia Tupã, o deus dos deuses cansado de ser criticado por Pirarucu e de ver suas maldades decidiu puni-lo. Pirarucu foi transformado num grande peixe que sumiu nas profundezas do rio Tocantins mas durante muito tempo foi o terror da região.

0 comentários: