Tucunaré

O ambiente natural do tucunaré são os afluentes do Rio Amazonas de águas alcalinas, como por exemplo os Rio Negro e afluentes, Rio Sucunduri, Rio Uatumã entre vários outros. O tucunaré-açu não tolera águas sedimentares ou barrentas como a do rio amazonas e madeira.Vários tipos de Tucunaré freqüentam os rios da Amazônia, os mais conhecidos são chamados de Açu, Paca, Pitanga, e Borboleta, tem como características em comum a pele amarelada e um circulo no rabo semelhante a um olho.

O Tucunaré é um peixe de escamas, com corpo alongado e estreito. A coloração é amarela-esverdeada, o dorso é escuro e o ventre, branco. Apresenta manchas e pintas, que variam de tamanho e cor conforme a espécie. A distribuição geográfica ocorre nas bacias Amazônica e Araguaia-Tocantins.

São peixes predadores, com atividades diurnas, que alimentam-se preferencialmente de peixes e crustáceos. Os Tucunarés formam casais e se reproduzem somente em rios, onde a água é corrente.Os machos podem atingir até 14 kg, as fêmeas chegam a 8 kg, mas o mais comum são peixes na faixa de 5 a 8 kg

A pesca do tucunaré-açu com iscas artificiais é considerada o máximo da pesca esportiva no Brasil e no mundo, prova é a enorme quantidade de pescadores esportivos de todo mundo que anualmente freqüentam a Amazônia em busca de dos gigantes açus, como são carinhosamente chamados.

Entre os alimentos prediletos estão os camarões e pequenos peixes. As iscas artificiais como Plugs de superfície, colheres e spinners, também são aproveitadas. Já as iscas de fundo são recomendadas em dias mais frios, pois dificilmente os Tucunarés sobem até a superfície para atacar. As varas são de porte médio ou pesado, com linhas de 17 a 30 libras e anzóis de 2/0 a 10/0. O arranque com linha grossa é recomendado aos pescadores, para evitar a perda do peixe nas galhadas.

Geralmente é escolhido um bom local para a pesca que pode ser moitas de vegetações aquáticas, galhadas na margem e lajeados de pedras. Os arremessos devem ser do centro para a margem, lançando a isca nas beiras dos abrigos para os peixes.

Em dias frios, água transparente, com ventos fortes, o tucunaré pode ser encontrado em águas mais profundas, assim determina-se qual isca utilizar, Como toda regra tem exceção, deve-se utilizar variações de iscas para obter melhores resultados.

1 comentários:

Anônimo disse...

Olá Donizete,

Legal a sua visita e seu comentário, obrigado mesmo. Eu gosto bastante de pescar e pesco desde que me conheço por gente. Pesquei os últimos 15 anos exclusivamente com iscas artificiais. De um ano pra cá tenho pescado só com fly, tenho um blog contando a minha saga de aprender a pescar nessa modalidade. (www.decolando.wordpress.com) depois dê uma olhadinha.
Dá uma olhada num vídeo de uma pescaria minha na Serra da Mesa, ficou bem legal (http://www.youtube.com/watch?v=vfJ6nE2eMiE).
Também gostei bastante do seu blog, vou visitar você sempre.
Um abraço