O Estado do Amazonas e suas Riquezas Naturais

O estado do Amazonas é sem dúvidas privilegiado pelas suas riquezas naturais. Sua capital Manaus teve origem em um pequeno arraial formado em torno da fortaleza de São José do Rio Negro, criada para guarnecer a região de possíveis investidas dos inimigos, em 1669. Erguida a base de pedra e barro, sem fosso e quadrangular, a construção foi chamada de Forte de São João da Barra do Rio Negro e ficava a três léguas da foz do rio. Durante 114 anos, o forte manteve suas atividades de defesa da região.

O apogeu da capital do Amazonas aconteceu com o "achado", por parte dos estrangeiros: o látex. Apoiada na revolução financeira e econômica proporcionada pela borracha, a antiga Manaus foi a cidade mais rica do País por muito tempo.

Depois da borracha veio a Zona Franca de Manaus. A cidade ganhou um comércio de importados e depois um pólo industrial onde se concentram centenas de fábricas. Com a ZFM a capital voltou a experimentar um súbito crescimento demográfico.

A cidade de Manaus oferece uma variedade de atrativos regionais, faça sua opção e desfrute das riquezas da Amazônia. Em Junho, no Tropical Manaus, é realizada a tradicional festa "Saga do Boi" na piscina Vitória Régia. A comemoração antecede a famosa festa cultural do Boi, na cidade de Parintins, distante 100 km do hotel, via fluvial.

É no Estado do Amazonas que se encontram os pontos mais elevados do Brasil: o Pico da Neblina, com 3.014 metros de altitude, e o 31 de Março, com 2.992 metros de altitude.

A selva amazônica contém cerca de um terço das florestas tropicais do planeta. O estado do Amazonas possui a maior bacia hidrográfica do mundo e seus importantes rios são: O Amazonas é o maior rio do mundo, percorrendo 7.025 Km, desde o Pico Huagro até o Atlântico, dos quais 3.165 km estão em território. O Amazonas apresenta profundidades que variam dos 20 aos 130 metros e largura que vai de 1,5 até 14 Km.

O rio Solimões situado entre as cidades de Benjamin Constant e Manaus, a partir do Encontro das Águas recebe o nome de rio Amazonas, sua extensão é aproximadamente de 1.620 km.

Já o rio Negro que serpenteia as margens de Manaus, é o maior afluente do Amazonas. Nasce na Colômbia e tem 1,51 km de largura. O encontro das águas do rio Negro com as do rio Solimões formam o Rio Amazonas. O encontro das águas é muito visitados por turistas estrangeiros.

A Bacia Amazônica possui a maior diversidade de peixes do mundo, cerca de 3.000 espécies: Aruanã, Bicuda, Cachorra, Caparari, Dourado, Jatuarana, Jaú, Jurupoca, Matrinxã, Piraíba, Piranha, Pirapitinga, Piraputanga, Pirara, Pirarucu, Tambaqui, Traíra, Trairão, Tucunaré, etc.

0 comentários: