Pesca ao Pintado

É um peixe considerado nobre no Pantanal e nos mais diversos rios brasileiros, pois sua carne tem poucos espinhos e é muito saborosa. É um peixe de couro, famoso em nossos rios. Também é conhecido como surubim-pintado é um peixe de couro de corpo alongado e roliço. A coloração é cinza escuro, mas torna-se mais clara no ventre. Separa-se das outras espécies gênero, pois possui manchas de cor preta, com formas arredondadas, que se espalham pelo corpo e nadadeiras.

O pintado pode ser encontrado com muita frequência nas bacias do São Francisco, Amazônica e do Prata. Os pintados da Bacia do Prata que abragem o Rio Paraná, Rio Uruguai e Rio Paraguai podem chegar até 50 kg.de peso e os da Bacia do São Francisco, que abrange o Rio São Francisco e seus mais de 160 afluentes pode-se pescar pintados com até 100 kg. de peso.

Da família Pimelodidae, de peixes que são desprovidos de escamas, o Pintado é uma espécie que se alimenta principalmente de outros peixes menores, realiza migrações de desova e é importantíssima para o comércio e para a prática esportiva.

Por ser um peixe de grande porte o equipamento utilizado deve ser do tipo médio/pesado. As varas devem ser para linhas de 15 a 45Lbs, a carretilha ou o molinete deve armazenar 100m de linha de 0,50mm de diâmetro e os anzóis devem ser encastoados de tamanho 7/0 a 10/0. Os cuidados com o manuseio devem ser redobrados, pois trata-se de uma espécie repleta de espinhos nas nadadeiras: dorsal e peitoral.

Algumas iscas artificiais são utilizadas, como plugs de meia água e de fundo.Com iscas artificiais , pode-se pescar no arremesso ou no corrico sendo esta última a melhor opção. As melhores iscas serão as de profundidade com tamanho variando entre 20 e 30 cm de comprimento. No caso de lagoas, lagos e represas devem ser trabalhadas próximas ao fundo. Já as iscas naturais de peixes, tais como muçum, sarapós, tuviras, lambaris, piaus, curimbatás e minhocuçu são mais aproveitadas.

O pintado pode ser pescado durante todo o ano, respeitando a época da desova. O tamanho mínimo para se levar é de 80cm. Pratique a Pesca Esportiva, leve somente o necessário e nossos rios sempre terão muitos peixes.

2 comentários:

l♥ve disse...

Oi Donizete!! Acabei de vir do blogue do Junior e estava lá lembrando como você gosta de uma pescaria. Vocês Têm essa paixão em comum. Deveriam se conhecer! http://escalafobetico.wordpress.com/
Boa semana! Beijus

Unknown disse...

Olá,
Sou representante de um site que vende vários modelos de sondas de pesca com tecnologia de ponta e preços a preços accessíveis.
www.maradi.com.br