Salmonete

Este peixe da família Mullidae é facilmente identificado pelo seu par de barbilhos. Estes longos barbilhos maiores que as barbatanas peitorais têm funções táteis e de determinação do sabor. O corpo é longitudinal, a cabeça é aplanada e tem grandes escamas.

Tem habitualmente 20 a 25cm, mas pode atingir 40 cm aos 10 anos de idade (1 kg) e habita os fundos rochosos, arenosos e lodosos do mar desde os 2 até aos 80 metros de profundidade. Estão presentes preferencialmente na interface entre a rocha e areia.

Alimenta-se de poliquetas, moluscos, crustáceos, como camarões e anfípodes, e peixes, possuindo duas barbilhas sensoriais junto á boca, as quais são mais compridas que as suas barbatanas peitorais, que servem para a procura de alimento

Enquanto escavam o fundo à procura de alimento, os salmonetes acabam por levantar plumas de areia que atraem outros peixes que assim se aproveitam para se alimentar de pequenos invertebrados que são projetados na coluna de água. Entre estes oportunistas contam-se as rainhas (Thalassoma pavo), os peixes-rei (Coris julis), os peixes-balão (Sphoeroides marmoratus), os sargos (Diplodus spp.) e as solhas (Bothus podas).

2 comentários:

Donizete disse...

ótima matéria sobre este peixe que é muito pouco conhecido.

dicadedica disse...

Topo parcerias e você?
Informações no link:

http://dicadedica.blogspot.com/2009/02/enviar-dicas-para-o-dicadedica-ou.html