Para que servem as escamas do peixe?

Os peixes têm o corpo macio e precisam de escamas duras para se protegem. As escamas fazem parte da sua pele: curvam-se e deslizam umas sobe as outras para que o peixes se passa mover.

As escamas são estruturas ósseas que se formam na camada mais profunda da pele dos peixes. Nas regiões temperadas, com estações do ano bem marcadas, ocorre uma alternância de períodos rápidos de crescimento (Primavera) com períodos de crescimento lento (Outono/Inverno). Consequentemente, verifica-se a formação anual de anéis concêntricos nas escamas.

Tipos de escamas:

- ciclóides - normalmente arredondadas e lisas;

- ctenóides - mais ou menos rugosas e com a margem denteada;

- ganóides - em forma de placa rombóide, podem ser grandes (encontram-se nos esturjões e noutros peixes considerados "primitivos"); e

- placóides - as escamas típicas dos Chondrichthyes (tubarões e raias), têm a base de dentina e uma cavidade interna, como os dentes dos mamíferos.

Algumas espécies de peixes, como os da família Carangidae (carapaus e xaréus) têm uma fiada de escamas transformadas em escudos, mais duras que no resto do corpo.

As escamas se originam quando o peixe tem somente algumas semanas de idade e são as mesmas ao longo de toda a sua vida, contando os anéis que se formam anualmente e medindo as distâncias entre eles é possível determinar a idade e o crescimento do indivíduo ao longo do tempo. Saliente-se que os peixes, ao contrário da maior parte dos vertebrados, crescem durante toda a vida, mas a taxa de crescimento decai acentuadamente aquando da primeira reprodução.

O estudo da idade e do crescimento permite a obtenção de dados importantes para a gestão de populações de espécies exploradas comercialmente. Por exemplo, a definição do tamanho mínimo de captura baseia-se nestes dados.

Abaixo alguns peixes com escamas:

Água salgada:Abrotea, Anchova, Arenque, Atum, Bacalhau, Badejo, Barbado, Betara, Bonito, Cambucu, Castanha, Cavala, Cavalinha, Cherne, Corvina, Garoupa, Gordinho, Linguado, Mandi, Manjuba, Merluza, Mero, Namorado, Olhete, Pargo, Pescada, Robalo, Salmão, Salmonete, Sardinha, Sororoca, Tainha, etc.

Água doce:

Apaiari, Aruanã, Black Bass,Cachorra, Cará, Carpa, Curiba, Corimbatá, Dourado, Jacundá, Lambari, Manjuba, Matrinxã, Pacú, Piau, Piapara, Piavuçú, Piracanjuba, Pirapitinga, Piraputanga, Saicanga, Tabaqui, Tilápia, Traíra, Tucunaré, Truta, etc.

1 comentários:

Dentro da Bota disse...

Boa... como nao sei muito coisa sobre os peixes... é sempre bom aprender...rsss


Gi, Roma