O que é passaguá?

O puçá ou passaguá é usado com a finalidade de embarcar o peixe. É normalmente confeccionado em alumínio com rede de em fios de náilon. Ideal para retirar iscas vivas do viveiro. Seu corpo é constituído de um cabo de tamanho variável e um aro na extremidade, onde se prende uma rede cônica em forma de coador.

É uma ferramenta muito segura para que o pescador não perca o peixe na hora de tirar da água. Os pescadores que usam iscas artificiais devem optar pelos modelos de passaguá que tenham rede em monofilamento. Ela evita que as garatéias se prendam aos fios. A principal desvantagem do passaguá ou puçá é que ele pode remover o muco protetor da epiderme dos peixes.

Caso queira pesar o peixe, coloque o alicate com balança preso ao passaguá com o peixe, depois desconte o peso do passaguá vazio. Desta forma podemos pesar o peixe sem machucá-lo.

Para os pescadores que praticam a pesca esportiva o ideal é não usar nenhum equipamento para retirar o peixe da água. De preferência a pegá-lo somente com as mãos uma vez que este peixe voltará para água. Nossa preocupação é não soltar um peixe machucado, com lesões que poderão atrair doênças ou até mesmo provocar a sua morte.

Como existem situações em que o pescador precisa usar o recurso de um equipamento, é melhor saber sobre os métodos tradicionais, suas vantagens e desvantagens. Usar um passaguá de malhas bem finas também protege a saúde do peixe.

1 comentários:

Anônimo disse...

muito bem amigo sou um pescador
de fim de semana mais sabé tem muitos
novato que ainda não conhece esté tipo de tralha quando se fala tira maior barato acham que está falando dificil pescador sabé como é cheio de piadas e velhas historia valeu