Como escolher a linha de pescar?

O verdadeiro sucesso de uma pescaria está na escolha certa da linha e sua manutenção. Este é o elo direto entre o peixe e o pescador. Mesmo tendo esta grande importância, é muito interessante saber que apenas nos últimos 50 anos é que passou a ser desenvolvida, com a produção de materiais sintéticos, como o náilon, poliamida e o poliester. Algumas características devem ser consideradas: a resistência e a memória.

A resistência da linha está diretamente ligado ao seu diâmetro. Entretanto, novos produtos são lançados diariamente no mercado com características de menor diâmetros e maior resistência.

Algumas linhas apresentam nas suas embalagens testes de laboratório, indicando os quilos ou libras de resistência. A memória da linha significa a capacidade de guardar efeitos de ações externas. Assim, uma linha terá grande memória se após algum tempo enrolada no molinete ou carretilha, tomam forma espiralada e/ou contorcida.

Um outro fator interessante é a elasticidade da linha, apresentando vantagens e desvantagens. A principal vantagem é a possibilidade de reação à fisgada do peixe, evitando o seu rompimento; a desvantagem está relacionada à durabilidade da linha, reduzindo sua vida útil. Desta forma, deve-se decidir adequadamente sobre o tipo, diâmetro e capacidade da linha de pesca. Deve-se ter informações precisas sobre o local, as espécies pretendidas, a modalidade e o equilíbrio da linha com o restante do equipamento (varas, molinete ou carretilha, iscas, chumbo, anzóis, etc.).

Tratando-se do uso das linhas convencionais para as diversas modalidades da pesca esportiva, temos no mercado uma infinidade de boas marcas. Na pesca de arremesso, a busca de se alcançar longas distâncias (canais), para lançamentos produtivos, além arrebentação, provocou uma revolução benéfica para os desportistas dos torneios ou competições.

Além das linhas convencionais, as importações trouxeram material (molinetes, varas, anzóis, linhas, etc.) e um campo excelente para o aprimoramento e busca de tecnologia mais atualizada, fazendo com que todo o segmento de material de pesca colocado à disposição dos pescadores fosse modernizado e acessível.

1 comentários:

Unknown disse...

Eu como gosto muito de pescar(to chegando do pesqueiro agora)gostei muito da materia;e se for possível me envie umas dicas de massas para fisgar tilápias.Grato