Marlin Azul

O marlin azul é o desafio do pescador amador na pesca oceânica. Possui muita força além do peso descomunal. Dá incríveis saltos quando fisgado e toma linha com uma facilidade enorme. Os maiores exemplares gostam de brigar mais no fundo, mas vêm a superfície tomar fôlego.

Para pescá-lo é preciso material muito pesado, com carretilha que suporte no mínimo 500m de linha adequada. Tanto a pesca deste como a dos outros oceânicos é feita através do corrico, isto é, dá-se voltas pelo pesqueiro até localizar o peixe. As iscas usadas são as mesmas do marlin branco, entre outros peixes. Às vezes quando se está atrás de um grande marlin, chega-se a usar até um atum de 8 a 10kg para capturá-lo. A melhor época para se pescá-lo é durante o verão quando a temperatura da água atinge mais ou menos 26-28 graus.

A embarcação para capturar o animal esportivamente, deve ser apropriada, com cadeira e suporte de vara, pois a luta leva tempo e não raro ultrapassa 3-4 horas. Basta dizer que o pescador que capturou o peixe que hoje é o recorde mundial, ficou nada menos que 7 horas com o bichão na linha! Sem contar que a força foi tamanha que despregou a cadeira do barco e a mesma teve de ser amarrada por trás, junto da geladeira. Os mares de Rio de Janeiro, Bahia e Espírito Santo, são os mais indicados para a captura de exemplares. Se for tentar pescar um animal destes, consulte primeiro alguém experiente do local e informe-se melhor sobre as épocas e pesqueiros. Para pegar um grande marlin, primeiro você precisa ter um pouco de experiência na pesca oceânica e um pouco de malícia. Deve-se esperar que o peixe primeiro engula a isca e não fisgar quando ele a coloca na boca como de costume. Após o peixe engulir a isca, fisgue com firmeza, pois na maioria das vezes estes peixes regurgitam o estômago para se libertarem do anzol.

0 comentários: