Criação de Peixes Ornamentais

A criação de peixes ornamentais se se tornado um hobby muito praticado. Mas antes de passar a criar o aquarista tem que saber que para cada espécie aquática, existe uma série de requisitos necessários, como: o tamanho mínimo de aquário, que outros peixes pode criar junto, parâmetros da água, nutrição, ração etc., para que se mantenha a qualidade de vida dos peixes.

O aquarismo tem que ser praticado de forma responsável e baseado sempre na busca de novos conhecimentos a respeito das condições e procedimentos a realizar.

Os cuidados com os peixes e o aquário tem que ser constante e vamos destacar alguns casos mais comuns:

Iluminação - Tanto o excesso como a deficiência na iluminação são prejudiciais às plantas e ao comportamento dos peixes. O excesso de iluminação pode estressar os peixes e promove o crescimento exagerado de algas, exigindo a realização de limpezas mais frequentes do aquário.

Temperatura da água - A maioria dos peixes ornamentais é originária de regiões tropicais, ou seja, regiões de clima quente. A temperatura de aquários comunitários deve ser mantida entre 22 e 28ºC. Para aquários de peixes específicos deve-se saber qual a faixa ideal de temperatura recomendada para tais espécies.

Espécies de Peixes - Evitar a mistura de peixes dóceis com agressivos ou de peixes com exigências muito diferentes em qualidade de água, principalmente pH. Você deve também evitar a mistura de peixes de tamanho muito distintos. Neste caso os peixes pequenos podem ser devorados pelos maiores.

PH da Água - O valor de pH indica o grau de acidez ou alcalinidade da água. Valores abaixo de 7,0 indicam pH ácido e valores maiores que 7,0 indicam água alcalina. Quando há um equilíbrio entre as substâncias ácidas e alcalinas tem-se pH neutro (7,0).

Tipos de Ração - Diversas empresas oferecem uma grande variedade de rações balanceadas e alimentos desidratados criteriosamente formulados e preparados, capazes de suprir as necessidades nutricionais de um grande número de espécies de peixes ornamentais.

Algumas espécies- Água doce: Abelhinha, Acará Bandeira, Acará Disco, Aligator, Aruanã, Auratus, Bagre, Bala Shark, Barbo, Barbo Sumatrano, Beijador, Betta, Boca de Fogo, Borboleta, Bótia Palhaço, Carpa, Cascudo, Cauda de Véu, Chalceus Ciclídeo Frontosa, Colisa, Coridora, Cruzeiro do Sul, Dojo, Engraçadinho, Espada, Geophagus, Ituí Cavalo, Jack Dempsey, Kinguio, Lebiste, Limpa Vidro, Lombardoi, Mandi, Mato Grosso, Mexerica, Molinésia, Neon, Oscar, Pacú, Pangasius, Paulistinha, Paraíso, Plati, Ramirezi, Rodostomus, Tanictis, Telescópio, Tetra, Tilápia, Tricogáster Azul, Tricogáster Léri, Tricogáster Ouro, Tubarão de cauda vermelha, Zebra.

0 comentários: