A Pesca ao Robalo

O robalo é um peixe de água salgada que tem como seu habitat natural toda costa brasileira e adentram com facilidade em rios que desembocam no mar.É um peixe muito procurados pelos amantes da pesca esportiva porque oferece uma briga muito emocionante.

O robalo é considerado, nas nossas águas, um dos melhores troféus de pesca, intitulado por alguns pescadores como "o rei dos peixes", devido ao seu valor gastronómico, à sua beleza natural, às dimensões que pode atingir, existem casos de exemplares de 12 a 15 kg, e já ouvi falar de até 30 kg. Por ser um predador, da um enorme prazer na captura pela técnica que exige. É recomendável que o pescador do robalo pesque com material médio pesado para não sofrer nenhuma decepção pois se trata de um peixe muito agressivo.

Para quem gosta de pescar na praia, os melhores locais sem dúvidas são os canais de praia, sendo as melhores iscas os camarões, sardinhas, manjubas e corruptos, preferencialmente vivos.

Pescar o robalo com iscas artificiais é uma das modalidades de pesca, este tipo de tem suas particularidades que só com a prática podem ser descobertas, porém algumas podem ser logo observadas, tais como:

- Movimentação da isca: A isca artificial deve estar sempre em movimento, assemelhando-se à um pequeno peixe nadando.

- Movimentação do pescador: Na pesca com iscas artificiais, o pescador deve procurar o peixe até que possa capturar vários em um mesmo local, por isso é imprescindível que se use um motor elétrico.

- Precisão de arremesso: Mais importante do que em qualquer outra modalidade de pesca, a precisão de arremesso é crucial para o sucesso da pescaria de Robalos.

"Respeitar o mar os rios e todas as espécies que nele vivem é obrigação de todos em especial pescadores esportivos. O robalo é um peixe de crescimento lento por isso todos os pescadores tem que respeitar o tamanho mínimo de captura sob pena de nossos filhos ver os Robalos somente através de filmes e fotografias."

0 comentários: