Como Pescar o Jaú

Jaú fisgado por Rosangela e tirado do rio por Geraldo, na Cachoeira das Sete Quedas, no Rio Teles Pires.Peixe: Jaú Peso: 40 kg Cidade da pescaria: Alta Floresta - MT

O jaú é um peixe de couro de grande porte, podendo alcançar 1,5 metros e passar dos 100 kg de peso. Sua carne é de excelente qualidade, e muito apreciada. A segunda maior espécie de bagre da AMÉRICA DO SUL. Este peixe apresenta corpo roliço, a cabeça, larga, é levemente comprimida na região anterior.

A boca é bem ampla, o que possibilita a captura de grandes presas. A coloração do dorso é escura, enegrecida ou amarronzada, assim como os flancos, só que estes são um pouco mais claros. O ventre achatado é creme ou amarelo sujo.

Os pescadores amadores esportistas, o nome Jaú é sinônimo de força. O Jaú é um peixe de hábitos noturnos, mas de dia a melhor hora para pescá-lo é das 10hs até 14:00ha. As melhores iscas para pescar o Jaú são: minhocuçu e o piau vivo. Muitos pescadores de jaú usam o cascudo, mas antes de isca-lo é importante esmagar sua cabeça pois ele solta um óleo que atraí o jaú.

Para pescar o Jaú, procure os maiores e mais fundos poços de preferência com pedreira, porque é onde mora o BICHO. Na hora da fisgada, se ele entocar, pode ficar esperando com a linha esticada por que ele vai no enrosco.

Outro lugar muito bom são as corredeiras fundas: poite no meio do rio e quando você ferrar o jaú e ele partir rio abaixo e você não conseguir puxá-lo solte o barco e acompanhe até o peixe se entregar. Tome mito cuidado ao embarcá-lo pois próximo ao barco o jaú oferece muita resistência.

Preserve a natureza e pratique a pesca esportiva. Muitos pescadores estão aderindo a prática da pesca esportiva. Sejamos nós tambem um protetor da natureza. Leve somente o necessário e nossos rios sempre terão muitos peixes.

0 comentários: