O que é Piracema

Na língua Tupi, Piracema é a palavra que quer dizer "saída dos peixes para a desova". É o período entre Outubro e Março, quando os peixes nadam contra a correnteza para a desova e a reprodução. Este fenômeno é considerado essencial para a preservação da piscosidade das águas dos rios. Os orgãos de proteção ao meio ambiente e suas polícias florestais, trabalham incansavelmente neste período para coibir a pesca predatória em nossos rios.

Os peixes além de vencer as águas e suas correntezas têm de vencer também a pesca predatória, feita clandestinamente como armadilhas e outros artifícios por pescadores e pessoas sem a devida preocupação com o futuro dos peixes. Durante a piracema fica proibida qualquer atividade de pesca profissional, inclusive o uso de redes, tarrafas, covos e outras armadilhas que aniquilam a vida nos rios. Os pescadores amadores somente poderão utilizar-se de caniço simples ou vara com molinete,carretilha, limitar a quantidade de peixes embarcados assim como obedecer rigorosamente o tamanho mínimo de captura.

Durante a piracema, o apelo para conservação da espécie é tão intenso que os peixes se descuidam de suas estratégias de proteção. Tornam-se presa fácil. A viagem de centenas de quilômetros os deixa extenuados, e muitos pescadores aproveitam-se dessa fragilidade para capturá-los facilmente, e em grandes quantidades.

Um pacu solto em Itaipú e demarcado com transmissor de rádio foi encontrado nas proximidades de Jupiá, na divisa entre São Paulo e Mato Grosso do Sul, a 660 quilômetros de Foz do Iguaçu, três meses depois.

0 comentários: