Pirarara - Um dos peixes mais coloridos da Amazônia

A pirarara é um peixe de couro, de grande porte.Conhecido como Pirarara (peixe arara, em Tupi-Guarani). Caracteriza-se pela cabeça enorme, fortemente ossificada, com uma placa óssea localizada antes da nadadeira dorsal.

Um dos peixes de couro mais coloridos da Amazônia. São encontrados nas Bacias Amazônica e Araguaia-Tocantins, onde vivem na confluência e nos poços dos rios abaixo das corredeiras protegidos pelas árvores e troncos ali deixados pela correnteza, alimentando-se de peixes, frutos e crustáceos.

Sua coloração é muito bonita, sendo o dorso castanho esverdeado, os flancos amarelados e o ventre esbranquiçado. As nadadeiras dorsal e caudal são alaranjadas. Pode chegar a mais de 1,50m de comprimento total e mais de 50kg.

Alimenta-se de peixes, frutos e caranguejos. Dizem que estes peixes podem atacar seres humanos.
A iscas utilizadas podem ser peixes inteiros ou pedaços, traíras, piaus, piranhas, até mesmo cabeças de piranhas.

Pode ser capturado na calha e na confluência dos rios, especialmente na época de seca. Prefira as áreas que não tenham muito enrosco para não correr o risco de perder o peixe.

Procure usar equipamentos varas de ação pesada, linhas de 40 a 80 lb, anzóis de 8/0 à 14/0, para não ter uma decepção o risco de perder o peixe, pois a pirarara tem fama de ser boa de briga.

0 comentários: