O Pantanal

Uma das maiores planícies de sedimentação do mundo, o Pantanal pode ser encontrado em quatro países, Brasil, Argentina, Bolívia e Paraguai. No Brasil o Pantanal ocupa uma área de aproximadamente 180.000 Km2, estendendo-se pelos Estados do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.

O Pantanal é entrecortado por uma imensa quantidade de rios, todos pertencentes à Bacia do Rio Paraguai, formando uma planície suavemente ondulada, rica em depressões rasas. A quantidade de rios é tão grande que o Pantanal tem a maior rede capilar de rios do mundo, com nada menos de 5000 Km de rios navegáveis.

É circundado, ao norte, leste e sudeste, por terrenos de altitudes que variam de 600 a 700 metros, e, a oeste segue até à Cordilheira dos Andes.

A paisagem pantaneira é profundamente modificada com a alternância das duas estações bem definidas, a seca (meses de abril a outubro) e a cheia (meses de novembro a março). Durante a seca a água superficial chega a desaparecer, concentrando-se nos leitos dos rios e nas lagoas perenes, fazendo com que a vegetação, predominantemente gramíneas, fiquem com tons acinzentados. Quando chegam as chuvas, as águas são facilmente absorvidas pelo solo, tornando a planície novamente verde. Logo o solo não consegue mais absorver o imenso volume das chuvas, ocorrendo então a enchente das lagoas, banhados e dos rios.

A fertilidade do solo pantaneiro e a sobrevivência das espécies animais que ali vivem está intimamente ligada com a alternância da época da cheia e da seca. Na cheia muito material orgânico é depositado na planície. E, quando os rios retornam ao leito original podemos observar a festa dos animais se alimentando dos peixes que ficaram presos em lagoas que na época da cheia estavam ligadas aos leitos dos rios.

Na cheia os animais procuram abrigo nos morros e lugares mais altos, que estão a salvo da enchente. A locomoção através do Pantanal fica muito dificultada, muitas vezes somente possível por avião ou barco. A construção de estradas de rodagem e de ferro é um grande desafio de engenharia. Um exemplo disso é a Estrada Transpantaneira que teve sua construção iniciada na década de 70 com a proposta de cortar o Pantanal de um lado a outro, mas, ficou pela metade e tem 126 pontes somente nos seus 147 Km construídos.

É incrível a quantidade de espécies animais que podemos encontrar no Pantanal, sendo considerado uma das regiões mais ricas em diversidade do mundo. Em todos os rios formadores do Pantanal encontramos uma fauna ictiológica rica e numerosa, fazendo do Pantanal lugar especial para a prática da pesca, principalmente a esportiva, com a presença abundante do dourado.

0 comentários: