Piracanjuba

Peixe de escamas; corpo fusiforme de coloração prateada com reflexos esverdeados e nadadeiras vermelhas. Pode alcançar 1m de comprimento e atingir até 5kg.

Espécie herbívora, alimenta-se de frutos,sementes, flores e folhas. Vive tanto no canal dos rios quanto nas áreas próximas as margens e em locais de corredeiras. É um peixe muito esportivo e sua carne rosada é de excelente qualidade. Em algumas áreas, a captura dessa espécie está cada dia mais difícil.

Iscas: As iscas mais indicadas para a captura dessa espécie são naturais, como pequenos peixes inteiros ou em pedaços. Frutos, bolinhas de massa e grãos de milho também são muito apreciados.

Dicas : Tenha sempre a dispositivo bastante linha, pois, quando se sente fisgada, a piracanjuba sai em desabalada carreira e tem bastante fólego, levando vários metros de linha antes de se entregar.

O equipamento mais adequado para a captura é do tipo leve/médio. As linhas podem variar de 8 a 14 lb., os anzóis de n° 1/0 a 3/0. Para maior eficiência das fisgadas, as varas devem ser de ação rápida e recomenda-se o uso de chumbo de correr do tipo oliva.

2 comentários:

Antônio J. Xavier disse...

Links postados.
Basta conferir lá no blog.
Abraço,

Fernando Dickinson disse...

E aí, cara!
Muito obrigado por aceitar a parceria!
Já adicionei seus 4 links em meu blog!
Valeu parceiro!