Dia Internacional do Meio Ambiente

Hoje é 5 de Junho e comemora-se o Dia do Meio Ambiente e devemos aproveitar este dia para fazermos algo em favor da natureza. Cabe a cada um de nós tomar iniciativas para melhorar o planeta e o futuro das pessoas que ainda vão nascer.

Vamos aproveitar este dia e listar algumas ações que podemos fazer para colaborar na preservação do meio ambiente. Se todo mundo fizer um pouquinho, com certeza vamos reverter o impacto negativo dos últimos anos.

Economize Energia - desligue as luzes ao sair do seu quarto, sala ou cozinha, também dedique dias da semana para passar roupas, utilize o ar condicionado e o micro-ondas com moderação,desligue aparelhos eletrônicos, não deixe a televisão, rádio ou computador ligado caso não esteja sendo utilizado.

Economize Água e Energia - dedique dias da semana para lavar a roupa. Assim você utiliza a máquina de lavar em sua capacidade máxima, economizando energia e água ao mesmo tempo. Não deixe torneiras e mangueiras com vazamentos, pois além de pagarmos mais caro por isto estamos dispediçando algo que fará falta no futuro. Devemos tratar a água como uma fonte natural esgotável.

Coleta seletiva - tenha uma atitude bacana. Programe a coleta seletiva na sua casa. É muito fácil, basta separar os lixos em: material orgânico, papel, metal, vidro e plástico. Desta forma, você estará fazendo uma grande contribuição à mãe natureza, já que este material será reciclado, ou seja, será reaproveitado para a fabricação de novos produtos.

Transportes - as emissões de gases emitidos pelos transportes é muito nociva para a nossa atmosfera. Mas podemos tomar algumas atitudes para contribuir na diminuição da emissão de gases. Devemos utilizar os transportes coletivos é sempre mais saudável para o planeta. Por isto, quanto mais gente utilizar um mesmo veículo melhor.

Agrotôxicos - plante e cultive produtos sem agrotôxicos e estimule atividades ecologicamente corretas. Ao ir ao supermercados de preferência a produtos orgânicos preservando a natureza e a saúde.

O Brasil é um país privilegiado em termos de riquezas naturais, más desde sua colonização o país vem sendo explorado em suas riquezas pelos estrangeiros como o Pau-Brasil, o mogno, a peroba e diversos madeiras, ouro, plantas, pássaros, animais que são exportados de forma ilegal para enfeitar os palácios da nobreza européia.

Entretanto nos últimos anos estamos vendo surgir no cenário nacional personalidades como Chico Mendes, a ex-ministra do meio ambiente Marina Silva, que tem travado uma luta incansável em busca de ferramentas de identificação dos criminosos contra a natureza.

Tem razão do mundo estar com os olhos voltados para nosso país com muita curiosidade de como vamos administrar nossa casa. Todos os países desenvolvidos aumentaram suas riquezas em detrimento da natureza. Abaixo alguns dos bens mais preciosos que temos e que matém a cobiça dos invejosos:

Floresta Amazônica, Mata Atlântica, Mata das Araucárias e dos Pinhais , Pantanal, Rio Amazonas, Rio São Francisco, Rio Negro, Rio Madeira, Rio Paraná, Rio Uruguai, Rio Paraguai, Rio Miranda, Rio São Lourenço, Rio Negro, Rio Tapajós, Rio Xingú, Rio Tocantins, Rio Araguaia, Rio Parnaíba, Rio Paranapanema, Rio Iguaçú etc.

Biodiversidade - o Brasil é o país de maior biodiversidade do mundo.A Floresta Amazônica é o maior celeiro e biodiversidade da Terra, e boa parte das espécies ainda é desconhecida.

Economia brasileira - a economia brasileira atual está baseada na agricultura e na oferta de alimentos. (algodão, arroz, café, cana-de-açúcar, laranja, soja), pecuária (bovinos, suínos, ovinos, aves), pesca, mineração (bauxita, ferro, manganês, ouro), indústria (de transformação, de bens de consumo e bens duráveis). O Brasil é grande exportador de minérios de ferro e seus concentrados, aviões, soja, pastas químicas de madeira, automóveis, calçados, suco de laranja, café etc.

1 comentários:

Consultor Previdenciário disse...

Vim ao seu blog por meio do diHITT, gostei do post recomendado.
Convido que visite meu blog, fiz uma postagem para o dia do meio ambiente.
Se gostar peço que vote no top30