Criação do Bijupirá pode ser ótima alternativa de renda

O Brasil pode se transformar em um dos maiores produtores mundiais de bijupirá, uma espécie de peixe de água salgada. A Bahia Pesca também aposta no projeto e no próximo mês vai apresentar os primeiros resultados obtidos nos 12 tanques-rede mantidos na Praia da Ribeira, Salvador. Com o preço do filé cotado a US$10 no mercado internacional, o bijupirá tem uma carne saborosa e muito apreciada pela textura leve. Cada peixe pode atingir até 6kg entre dez e 12 meses, tempo considerado curto para o cultivo. A meta principal serão os mercados americano, europeu e japonês, mas por causa da taxa cambial, o consumo interno pode desempenhar papel importante. Para atingir a meta de produzir cem mil toneladas até 2013, Reinaldo Pinto dos Santos, presidente da TWB, acredita que sejam necessários investimentos de mais de R$500 milhões, integrando grandes e pequenos produtores. “Será a abertura de uma fronteira bastante promissora para a aqüicultura brasileira. Nós temos a possibilidade de exportar bilhões de dólares”, afirmou Reinaldo Pinto, durante a inauguração do Laboratório Nacional de Aqüicultura Marinha (Lanam), no mês passado. O Lanam, que fica na Ilha Comprida, no litoral sul do estado de São Paulo, será fundamental para a ampliação do negócio, pois será o centro produtor de alevinos. Após a desova, são necessários de 45 a 60 dias para que o bijupirá se desenvolva o suficiente para ser colocado nos tanques de engorda. Criado pela prefeitura local, o Lanam conta com quatro tanques para maturação, 13 tanques para a larvinicultura e outros menores para a produção de alimento vivo, como microalgas e moluscos.
Matéria publicada Correio da Bahia

1 comentários:

Emanuel disse...

Venho cá para dizer que o blog com que fazes parceria mudou de visual! Com esta mudança o blog continua, e vai ter ao teu dispôr:
- Notícias, fotos e curiosidades diariamente.
- Fórum "Animal World", sendo o Fórum oficial do blog, em que são vários os temas de discussão, mas como é óbvio o tema principal são os animais - http://animalworld.freeforums.org/
- Rúbrica "Endangered Specie da Semana", que tem como objectivo eleger um espécie animal que esteja em perigo de extinção, em que em 6 nomeados, é elegida por votação (pelos visitantes) no blog.
- Rúbrica "Funny Moment", que promete duas vezes por semana libertar algumas risadas!
- Novo Link Me!
- Elite Afiliados é um dos novos espaços, em que o teu blog pode pertencer a esta elite.. só tens de preencher o seguinte formulário: http://app.formassembly.com/forms/view/13039 e de seguida pôr o nosso link-me num lugar bem visivel no teu blog! Depois comento no teu blog a confirmar.
- ShoutBox, é também um novo espaço, que permite uma conversa entre visitantes e também, porque não, comigo. É uma espécie de Chat que se encontra na barra lateral.
- Todas as semanas, uma nova “Foto da Semana”, com uma espécie animal. A foto pode ser vista na barra lateral.
- Também, todas as semanas, um vídeo sobre animais é 'premiado' como "Vídeo da Semana". O vídeo pode ser visualizado na barra lateral.
- Avatares, assinaturas, wallpapers e marcadores

De que estás à espera? www.endangeredspeciespt.blogspot.com

Já agora, uma Feliz Páscoa!!