Atum de 269 kg é vendido a preço record em leilão no Japão

Um restaurante japonês investiu quase meio milhão de libras para um único atum rabilho em um leilão no mercado de Tóquio Tsukiji.
 
Kiyoshi Kimura, que dirige uma cadeia de restaurantes de sushi, pago 56.5m de ienes (£ 473,000) para a 269 kg- peixe , que leva carne suficiente para cerca de 10.000 peças de sushi.
 
A soma é quase duas vezes o iene 32.49m pagos em leilão no ano passado.
 
O Japão está sob pressão para reduzir as capturas de atum rabilho do Atlântico e do Pacífico , cujas ações chegaram a níveis perigosamente baixos, de acordo com os ativistas.
 
Kimura, no entanto, disse que fez sua oferta recorde em uma tentativa de "animar o Japão ", porque eles  tentam se recuperar de tsunami do ano passado.
 
"O Japão perdeu muito após os desastre do tsunami", disse ele. "O país precisa se fortalecer. Isso é o que eu tentei fazer e acabei comprando o mais caro."
 
O empresário, que administra a cadeia de Sushi Zanmai de 46 restaurantes, também alegou que ele estava agindo em nome dos amantes de sushi caseiros, que nos últimos três anos viram o primeiro peixe grande da temporada abocanhados pelos concorrentes estrangeiros .
 
No ano passado, a Hong Kong restaurateur Ricky Cheng juntou forças com um sofisticado restaurante de sushi em Tóquio para produzir o lance vencedor.
 
Mas este ano Kimura disse que seus restaurantes irá  fatiar e servir o peixe inteiro - preso em Oma na ponta norte da ilha principal de Honshu - no Japão, ao invés de deixá-lo ir para o exterior.
 
Embora o restaurante precisa vender cada peça de sushi por mais de 6.000 ienes para tirar o investimento. Kimura já está vendendo fatias valiosas de otoro gordos pelo preço de 418 ienes cada, com os cortes mais baratos akami está sendo vendido por cerca de 130 ienes cada.
 
"É inacreditável, Kosuke Shimogawara, um restaurante, disse à Associated Press." O presidente Kimura é tão generoso. Tudo o que posso dizer é obrigado. "
 
O Japão consome cerca de 80% do Pacífico e atum rabilho do Atlântico, e foi acusado de sufocar as tentativas internacionais para reduzir drasticamente as quotas de pesca ou proibir o comércio completamente.

1 comentários:

Anônimo disse...

Que maldade, com eles já em extinção.
Odeio pesca e quem pratica, é crueldade.