A Natureza Agradece com o Programa Mata Ciliar

Neste fim de semana tivemos viajando e ficamos muito felizes de como as matas ciliares tem sido recuperada no Paraná. Não se vê mais em volta dos rios o plantio de lavouras ou pastagens, práticas que aos poucos iam deteriorando os rios. As águas das chuvas causavam erosões que levavam para os rios os inseticidas usados nas lavouras que por sua vez eliminavam os peixes.

O governo estadual do Paraná mantém o Programa Mata Ciliar que conta hoje com a participação de 1800 pessoas entre técnicos da Secretaria do Meio Ambiente,Secretaria da Agricultura, Instituto Ambiental do Paraná (IAP), Emater e funcionários municipais e entidades privadas envolvidas por meio de convênios. Este projeto dificilmente teria exito se o agricultor não tivesse consciência e se engajasse nesta luta. O Paraná hoje está de parabéns porque a cada ano vem aumentando o percentual de matas ciliares no estado.

Hoje o governo do estado mantém um viveiro de mudas em São José dos Pinhais. Os técnicos coletam as sementes em todo o estado em propriedades particulares previamente cadastradas. Se faz uma seleção das espécies que se deseja plantar, com árvores de boa qualidade para que sirvam de matrizes e futuramente de boas sementes.

Quando estas mudas chegam nas mãos do produtor ele deve procurar imitar o que acontece naturalmente, ou seja, o desenvolvimento de uma floresta inicia-se com a colonização do local por espécies pioneiras, pouco exigentes em fertilidade do solo, de crescimento rápido e tolerantes à exposição do sol. A seguir, vêm as outras espécies, crescendo na sombra, em um solo com melhores condições de fertilidade e umidade.

O produtor deve escolher, preferencialmente, os dias chuvosos ou nublados para o plantio das mudas. Caso não seja possível plantar nestas condições, é preciso regar as mudas.

Outras dicas: no momento do plantio o produtor não deve deixar que as raízes fiquem dobradas; é importante fazer o coroamento das mudas, garantindo pouca competição com outras plantas; e lembrar que o ambiente deve estar isolado da criação animal.

O QUE DIZ A LEI

O artigo 2 da Lei 4.771, do Código Florestal Brasileiro, estabelece que rios que possuam menos de 10 metros de largura devem ter 30 metros de faixa de mata ciliar. Em rios entre 10 e 50 metros de largura, a faixa de mata ciliar deve ser de 50 metros. Entre 50 a 200 metros de largura do rio, a faixa deve ser de 100 metros. Rios entre 200 a 600 metros de largura devem ter faixa de 200 metros. Acima de 600 metros de largura do rio, a faixa de mata ciliar deve ser de 500 metros. E para o caso de lagos e reservatórios, a decisão sobre o tamanho da faixa fica à critério do órgão ambiental.

1 comentários:

Dourado disse...

Isso deveria ser difundido cada vez mais.