Gene do Peixe-Zebra pode Curar a Leucemia

O peixe-zebra tem sido útil para desenvolver novos tratamentos contra o câncer. Pela semelhança ao código genético humano uma equipe multidisciplinar do Instituto do Câncer Dana-Farber, da Universidade de Harvard e do Hospital de Crianças de Boston tem usado o peixe-zebra no estudo da leucemia. 

Um gene que controla a proliferação celular nos primórdios do olho dos vertebrados poderá ter a mesma função nas células sanguíneas, o que sugere novas terapias para a leucemia humana.

O peixe-zebra - um pequeno peixe de água doce de fácil manutenção, comum em aquários caseiros - foi escolhido como modelo para este trabalho devido à sua grande utilidade para os biólogos. Além de ter o genoma totalmente sequenciado e haver instrumentos para a sua manipulação genética, o embrião e a larva são transparentes, permitindo examinar diretamente ao microscópio o seu desenvolvimento. 

O que é Leucemia? Somente para podermos imaginar a importância da descoberta dos pesquisadores vamos dar uma breve explicação o que é leucemia. - "Leucemia" é o nome dado a cânceres no sangue. 

Ocorre quando a medula óssea produz grande quantidade de células brancas diminuindo assim a produção das células vermelhas e plaquetas. Com a produção exagerada de células brancas, estas não conseguem atingir a maturidade e adoecem impedindo que suas funções sejam desempenhadas normalmente.

Assine ► e torne um blogueiro feliz... Leia também outros posts:


3 comentários:

Anônimo disse...

Primeiro blog sobre pesca que eu vejo. Parabéns.

Adicionando no meu blogroll

Anônimo disse...

Muito interessante esta descoberta e espero que esta cura se confirme. Afinal, a leucemia é uma das formas mais vorazes de câncer.

Excelente semana. Abraço grande.

Aluísio Sabino

Anônimo disse...

Muito boa notícia!
Parabéns pelo blog, muito interessante e diferente.